O Futuro da Igreja Adventista

Para acessar este conteúdo em revista ilustrada, consultar o Catálogo do nosso Site. Ref. MSGM0901
A crise instalou-se nas instituições em geral, e transportando esse cenário para a Igreja, surgem muitos questionamentos quanto ao futuro da mesma. Se vai conseguir sobreviver institucionalmente à apostasia e ir até ao fim?... Nada melhor do que as palavras de uma das Adventistas mais consideradas e proeminentes, para responder a essa questão.

Igreja Organizada

Pergunta: Se a salvação é individual, é mesmo necessária uma Igreja Institucional?

Ellen White:
“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação.... Foi organizada para... levar o evangelho...(1) Foi na ordenação dos doze que se deram os primeiros passos na organização da igreja...”(2) ”...A organização da igreja em Jerusalém deveria servir como modelo para ...outros lugares...”(3)

“Faz já... anos que foi introduzida a organização entre nós, como um povo. Fiz parte... ao estabelecê-la desde o princípio. ...Havia... um forte sentimento contrário à organização... Buscamos o Senhor em oração... e O Seu Espírito nos iluminou, mostrando-nos que… era essencial...”(4) “...Pessoa alguma, ou... grupo de homens, poderiam levar sozinhos o pesado fardo... precisavam dar... um importante passo para a organização evangélica na igreja...”(5)


“...Pensar que a luz não lhe deve vir por nenhum outro instrumento mas diretamente de Deus, é assumir uma atitude em que está sujeito a ser iludido pelo inimigo, e vencido. Em Sua sabedoria, o Senhor tem designado que... cristão esteja unido a cristão, igreja a igreja. ...todos os crentes unidos num esforço organizado e bem dirigido...”(6)


Pergunta: Sim, mas isso não foi no passado, Deus ainda precisa de ter hoje uma igreja institucional?


Ellen White:

“Ninguém acaricie o pensamento de que podemos dispensar a organização. ...essa estrutura custou-nos muito estudo e orações,... e... Deus ouviu. Foi edificada sob a Sua orientação... Nenhum de nossos irmãos esteja tão iludido que tente derribá-la...”(7) “Os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como... representantes Seus, ...embaixadores Seus na derradeira obra de salvação....”(8)

“Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias ...A eles foi confiada a última mensagem de advertência... a luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes ...a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas... que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção.”(9) “À medida que nos aproximamos da crise final... devemos ser mais sistemáticos do que temos sido até agora.”(10)



Liderança

Pergunta: Podemos realmente dizer que a Igreja Adventista institucional ainda é a igreja de Deus? Lembro-me que a Sra. declarou no Boletim da Confência Geral a 3 de abril de 1901, na p. 25 “Isso desses homens se encontrarem num lugar sagrado, para serem como a voz de Deus para o povo, conforme antes acreditávamos ser a Associação Geral - é algo que já passou. “, Certo?


Ellen White:

Por vezes, quando um pequeno grupo de homens...em nome da Associação Geral, exercer planos imprudentes e restringir a obra de Deus, tenho dito que eu não poderia por mais tempo considerar a voz da Associação Geral, representada por esses poucos homens, como a voz de Deus....
...
Mas isto não equivale a dizer que as decisões de uma Associação Geral composta de uma Assembléia de homens representativos e devidamente designados, de todas as partes do campo, não deva ser respeitada. Deus ordenou que os representantes de Sua igreja de todas as partes da Terra, quando reunidos numa Associação Geral, devam ter autoridade. O erro ...é dar à opinião e ao juízo de um homem, ou de um pequeno grupo de homens, a plena medida de autoridade e influência de que Deus revestiu Sua igreja...”(11)


Pergunta: Então significa que temos que obedecer aos líderes que “controlam” a igreja?


Ellen White:

“Deus investiu Sua igreja de especial autoridade e poder, por cuja desconsideração e desprezo ninguém se pode justificar; pois aquele que assim procede, despreza a voz de Deus.”(12)

“É o estudado esforço de Satanás separar... Negligenciar ou desprezar aqueles que Deus designou para arcar com as responsabilidades da administração... é rejeitar o meio ordenado por Ele para auxílio, animação e fortalecimento de Seu povo...”(13) “Cristo dá poder à voz da igreja... Não se apoia coisa alguma como seja um homem, por sua própria responsabilidade, desviar-se e advogar as idéias que bem lhe parecerem, a despeito do juízo da igreja. O mais alto poder abaixo do Céu, concedeu o Senhor à Sua igreja. É a voz de Deus em Seu povo reunido na qualidade de uma igreja, que deve ser respeitada.”(14)



Apostasia

Pergunta: Mas, com a igreja tão prostituida, ela tornou-se Bablilonia e o povo de Deus, que quiser ser obediente, não tem que sair dela para não se corromper?


Ellen White:

“Acautelai-vos dos que se apresentam... a... denunciar a igreja. ...Como ousa o homem mortal emitir a sua sentença... e chamar a igreja de prostituta, Babilonia...? É essa a mensagem que temos de transmitir aos adventistas do sétimo dia? Digo-vos que não! Deus não deu semelhante mensagem a homem algum. ...Esses homens...arrependam-se de se haverem... colocado ao lado do acusador dos irmãos...

Suponhamos que essa mensagem falsa seja a que todos tenham de ouvir... Aonde iremos nós? Onde encontraremos a pureza, bondade e santidade que nos tornem seguros? Onde está o aprisco no qual não entrará lobo algum? ...O Senhor tem um corpo organizado por meio do qual Ele irá operar. Poderá haver mais de uma vintena de judas entre ele... O grande Mestre procura... corrigir esses males... Ele está fazendo o mesmo com a Sua igreja hoje... apresentando... a mensagem de Laodicéia. ...Em vez de apontar as armas de guerra para dentro de nossas próprias fileiras, apontem-nas contra os inimigos de Deus e da verdade...”(15)


“Há oportunidades... na Igreja para andar segundo as normas de Cristo... embora o joio se encontre no meio do trigo. ...Como uma Igreja, devemos ...labutar. ...Não devemos arremessar os raios contra a Igreja_militante de Cristo, pois Satanás está fazendo tudo... nesse sentido, e seria melhor que vocês que pretendem ser o remanescente do povo de Deus não fôssem encontrados ajudando-o, denunciando, acusando e condenando. Procurem restaurar, não demolir, desalentar e destruir.”(16) “... Meu irmão, se estás ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilonia, estás errado.” (17)


“Aqueles que afirmam que as igrejas adventistas do sétimo dia constituem Babilonia, ou... parte de Babilonia, deveriam antes ficar em casa... Em vez de trabalhar com meios Divinos para preparar um povo que subsista no dia do Senhor, eles se puseram ao lado daquele que é um acusador dos irmãos...”(18)


“O Senhor não vos deu uma mensagem para chamar os adventistas do sétimo dia Babilonia, e chamar o povo de Deus a sair dela. Todas as razões que possam apresentar não podem... ter peso nesse assunto, porque O Senhor me deu decisivo esclarecimento em oposição a tal mensagem. ...O Senhor ama a Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar.”(19)



Pergunta: Mas, a Sra. não afirmou em “Notebook Leaflets”, vol. 1, p. 99 “A igreja está na condição laodiceana. ...Deus não está no meio dela.” E em Testemunhos Para Ministros, pp. 359-361 disse “A própria Associação Geral se está corrompendo com... princípios errados... Têm ...tirado... vantagem.... Determinaram coagir...; O poder despótico... É uma maldição...” Com a apostasia que vemos hoje, acha mesmo possível endireitarem-se as coisas na Igreja institucional?


Ellen White:

“A Igreja falhou,... em corresponder às expectativas de seu Redentor, e, contudo, O Senhor não Se afasta de Seu povo... para que o Seu nome não seja desonrado... Ele tem suportado a sua obstinação, descrença e insensatez... os tem disciplinado... Se atenderem... removerá as suas más tendências, salvando-os... e tornando-os monumentos_eternos do poder de Sua graça.”(20)

“Nas balanças do santuário há de ser pesada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. ...Se a sua experiência espiritual não corresponde... se as bênçãos... não a habilitarem para fazer a obra... sobre ela será pronunciada a sentença: "Achada em falta"... A menos que se arrependa e converta a igreja que agora está... com sua apostasia, comerá do fruto de seus próprios atos... Quando resistir ao mal e escolher o bem, ...buscar a Deus com toda a humildade... será curada...”(21)


“Algumas pessoas... São zelosas na fé, e ao verem faltas nos membros da igreja, dizem: "Abandonámos o mundo... mas aqui também está o mal"; e perguntam...: "Por que tem então joio?" Mas.. o Senhor não nos autorizou a chegar à conclusão de que a igreja é perfeita; e todo o nosso zelo não terá êxito em tornar a igreja militante tão pura como a igreja triunfante.”(22) “A igreja militante [ainda] não é a igreja triunfante, e a Terra não é o Céu. A igreja se compõe de homens e mulheres errantes e imperfeitos...”(23)


“...Deus... tem uma igreja, mas esta é a ...militante, e não a ...triunfante. Entristecemo-nos ...que haja ...joio no meio do trigo... Embora existam males na igreja, ...até ao fim do mundo,... há de ser a luz do mundo... A igreja, débil e defeituosa, ...repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere a Sua suprema consideração.”(24)


“O Senhor Jesus terá_sempre um povo escolhido para servi-Lo. Quando o povo judeu rejeitou a Cristo... Ele tirou-lhes o reino... e entregou-o aos gentios. Deus continuará lidando com... Sua obra de acordo com esse princípio. ...Quando uma igreja demonstra ser infiel... Outras pessoas são então escolhidas para assumir responsabilidades importantes... se estes, ...não purificarem a vida ,..o Senhor os afligirá e humilhará dolorosamente, e, a não ser que se arrependam, os removerá da posição que ocupam, tornando-os um opróbrio.”(25) “Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de Deus, ...Deus usará maneiras e meios... se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos...”(26)


“Não há necessidade de duvidar... que a obra... seja bem-sucedida. Deus está à testa da obra, e porá tudo em ordem. Caso haja coisas necessitando ser... ajustadas na direção da obra, Deus... trabalhará para endireitar todo erro. Tenhamos fé que Deus vai conduzir a nobre nau... em segurança, para o porto.”(27) “A obra está prestes a concluir-se. Os membros da igreja militante que se houverem demonstrado fiéis, tornar-se-ão a igreja triunfante.”(28)



Igreja Institucional

Pergunta: Está a referir-se à igreja Institucional ou ao povo de Deus invisível? Será possível no fim, a Igreja institucional, com toda esta apostasia, terminar a Obra sem ser através de grupos independentes, ou de dois ou três reunidos?


Ellen White:

“Digo novamente: ...A Igreja... não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto... coerência; não existe... evidência de que tal coisa venha a se dar. ....Embora se amontoe prova sobre prova, que faz aplicável a mensagem à igreja de Laodicéia... isto não extinguirá a Igreja...

Advirto a Igreja Adventista do Sétimo Dia a ser cuidadosa quanto... a toda ideia nova e aqueles que pretendem ter grande iluminação. O caráter de sua obra parece ser acusar e despedaçar.... Deus tem uma Igreja, e Cristo declarou: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela.' Mat. 16:18....”(29)


“...Deus confiou...os princípios preciosos da verdade presente. ...devem ser firmes...aos princípios que nos tornaram adventistas do sétimo dia. ...não devem permitir que... a bandeira do terceiro anjo lhes seja arrebatada... Cumpre-lhes manter o princípio ...até ao fim. ...Não podemos agora entrar em nenhuma nova organização; pois isto significaria apostasia da verdade.”(30) “O inimigo ... tem procurado introduzir a suposição de que uma grande... reforma consistiria em ... empenhar-se num processo de reorganização... Quem tem autoridade para iniciar semelhante movimento?“(31)


“...Precisamos manter as linhas uniformemente, ...o sistema de organização... que se ergueu por... sábio, cuidadoso labor. ...Alguns têm apresentado a idéia de que, ao aproximarmo-nos do fim do tempo, cada filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há isso de cada qual ser independente. ...E, para que a obra... possa avançar ...o Seu povo deve unir-se. ...Os movimentos esporádicos,... são... cavalos fortes, mas não adestrados... Se os homens não agirem em harmonia... haverá confusão. Não é bom sinal recusarem-se... a unir-se aos seus irmãos, e preferirem agir sozinhos. ...Se... tomarem o jugo de Cristo, não poderão puxar cada um para seu lado; puxarão com Cristo. ...Alguns obreiros puxam com toda a força... mas... não devem puxar sozinhos. Em vez de isolar-se, puxem eles em harmonia com os seus coobreiros. A menos que façam_isso, a sua atividade se processará fora de tempo e em direção errada. Trabalharão... contra... Deus... e assim a sua obra é mais do que inútil.”(32)


“Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo ...quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podem saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado.”(33)



Pergunta: Mas, a igreja invisível de Deus (trigo) pode conviver com a apostasia (joio) sem se corromper? Não terá que sair por causa da imposição autoritária “papal”? Como entender a sacudidura, então?


Ellen White:

“Tomam passagens... que falam do fim do tempo da graça, da sacudidura do povo de Deus, e falam da saída dentre esse povo de um outro povo mais puro, santo, que surgirá. Ora, tudo isso agrada ao inimigo. ...veríamos uma das maiores exibições de fanatismo... entre os adventistas do sétimo dia. Isso é o que Satanás quer.”(34)

“A mensagem dada por aqueles que proclamam que a igreja é Babilônia tem dado a impressão de que Deus não tem uma igreja na Terra. ...Na parábola do trigo e do joio, vemos a razão de o joio não ser arrancado; era para que o trigo não fosse desarraigado também com o joio. ...Conquanto em nossas igrejas... haja... faltas e erros... Deus é longânimo e paciente. Ele reprova e adverte o errante, mas não destrói os que são vagarosos em aprender a lição... Ele não desarraiga o joio do meio do trigo... devem crescer juntos até a ceifa; quando o trigo chegar ao seu completo desenvolvimento, e pelo caráter que apresentar quando amadurecido, ele se distinguirá perfeitamente do joio...

...
Duas influências oponentes se exercem continuamente sobre os membros da igreja. Uma influência atua a favor da purificação da igreja, e a outra a favor da corrupção do povo de Deus... Jesus sabia que Judas tinha defeitos de caráter, mas não obstante Ele o aceitou como discípulo e proporcionou-lhe os mesmos privilégios e oportunidades... Judas ficou sem desculpa para a má conduta...”(35)

“...A sacudidura... Fora causada pelo testemunho_positivo motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodiceanos. ...Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus.”(36) “Os que... continuam a opor-se à obra... serão expurgados, pois o Senhor não aceita o serviço... dividido.”(37) “...tiveram grande luz... mas não... aproveitaram, sob um pretexto ou outro hão de retirar-se de nós.”(38) “Em todas as épocas do mundo tem havido homens que pensam ter_ uma obra a fazer para o Senhor... Quaisquer que sejam as pretensões dos que se afastam do corpo... eles estão a serviço de Satanás...”(39)


“Há oportunidades... na Igreja para andar segundo as normas de Cristo...”(17) “Devemos aproveitar... a oportunidade ...o conduto da bênção. ...As convocações da igreja, ...reuniões campais, as assembléias... e todas as ocasiões em que há trabalho pessoal em favor das almas, são oportunidades determinadas por Deus para dar tanto a chuva temporã como a serôdia.”(40) “'Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns;... e tanto mais quanto... se vai aproximando aquele dia.' Heb. 10:25. Jamais alimentem o pensamento de que podem ser cristão e retrair-se... Assim não deixem_ a nossa congregação.”(41)



Ministério “Leigo”

Pergunta: Então é errado haver ministérios independentes?


Ellen White:

“Um exército não pode ser bem-sucedido... se... não agir_ harmoniosamente. Se cada soldado atuasse independentemente dos outros, o exército logo ficaria desorganizado... Sejam quais forem as boas qualidades de um homem, ele não poderá ser um bom soldado se agir independentemente. De vez em quando talvez seja realizado algum bem; mas, com freqüência, o resultado é de pouco valor, e muitas vezes o fim revela que foi causado mais dano do que bem. Os que agem independentemente dão a impressão de realizar alguma coisa, atraem a atenção e brilham intensamente, e então desaparecem... Deus requer ação conjunta de Seus soldados...”(42)

“...Haverá, entre o remanescente destes últimos dias,... os que querem agir independentemente, que não estão dispostos a submeter-se... Tenham essas pessoas sempre em mente que Deus possui uma Igreja sobre a Terra, à qual Ele delegou poder...”(43) “É uma ilusão do inimigo alguém achar que pode desligar-se das instrumentalidades designadas por Deus e trabalhar de um modo independente ideado por ele mesmo,... e ainda ser bem-sucedido.... Somos um só corpo, e todo membro deve estar ligado ao corpo...”(44)


Tem havido sempre na igreja os que estão constantemente inclinados à independência... incapazes de compreender que... é susceptível de... demasiada confiança em si mesmo e em seu próprio discernimento...”(45) ...Por alguns, todos os esforços por estabelecer ordem são considerados perigosos - como uma restrição da liberdade individual, devendo, pois, ser temidos como sistema papal... consideram virtude orgulhar-se de sua liberdade em pensar e agir independentemente. Declaram que... não são responsáveis para com homem nenhum. ...Satanás se esforça especialmente para levar homens a julgar que Deus Se agrada de que escolham o seu próprio modo de proceder, independentemente do conselho de seus irmãos. Aí reside um grave perigo para a prosperidade de nossa obra.”(46)



Pergunta: Quer então dizer que tudo deve ser feito apenas pela Obra institucional, ou existe espaço para algum tipo de apoio à Obra?


Ellen White:

“A obra de Deus... nunca poderá ser terminada a não ser que os... que constituem a igreja participem... e unam os seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja.”(47) “Por outro lado, os guias... devem precaver-se contra... condenar os métodos de obreiros que são pelo Senhor levados a fazer uma obra especial... Sejam os irmãos... em cargos de responsabilidade, cuidadosos em criticar maneiras de proceder que não estejam... com os seus métodos... Não suponham jamais que cada plano deva refletir a sua própria personalidade. Não temam confiar nos métodos de outros, pois recusando confiar num co-obreiro que, com humildade e zelo consagrado está fazendo uma obra especial, na maneira por Deus designada, eles estão retardando o avanço da causa do Senhor.

Deus... servir-Se-á dos que não tiverem instrução esmerada nas escolas dos homens. Duvidar... é manifesta incredulidade; é limitar o poder Onipotente... Quem dera houvesse menos dessa cautela indesejável, desconfiante! Ela deixa tantas forças da igreja sem serem usadas; fecha o caminho, de modo que o Espírito Santo não Se possa utilizar de homens; mantém em ociosidade os que estão dispostos e ansiosos para trabalhar segundo a maneira de Cristo; desencoraja de entrarem na obra a muitos que se tornariam coobreiros eficientes de Deus, caso tenham uma oportunidade razoável.


Para o profeta, a roda dentro de uma roda... parecia complicado e inexplicável. Mas a mão da Infinita Sabedoria é vista entre as rodas, e ordem perfeita é o resultado... Cada roda, dirigida pela mão de Deus, opera em harmonia perfeita com cada uma das demais rodas. Foi-me mostrado que instrumentos humanos são propensos a buscar demasiado autoridade, procurando dirigir eles mesmos a obra. Excluem de seus métodos e planos...O poderoso Obreiro, e não Lhe confiam tudo relativamente ao avanço da obra. Ninguém deve por um momento imaginar que é capaz de dirigir as coisas que pertencem ao grande EU SOU... Fique, pois, cada qual em seu posto de dever, para desempenhar a sua parte para este tempo...”(48)


“Permiti-me dizer-vos que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da comum ordem de coisas... será contrário a qualquer planejamento humano. ...Surpreender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar a sua obra de justiça.”(49) ”Muitos, mesmo... iletrados, proclamam... as palavras do Senhor. Crianças são impelidas pelo Espírito... será derramado sobre todos quantos se submeterem... pondo à margem todo o esforço humano, as suas regras inibidoras e cautelosos métodos, proclamarão a verdade com a força do poder do Espírito.”(50)


“É erro fatal supor que a obra... depende só do ministério. O humilde e consagrado crente... deve receber encorajamento daqueles a quem o Senhor deu maiores responsabilidades. Os que ocupam lugar de líderes na igreja de Deus devem sentir que a missão... é dada a todos os que crerem... Deus deseja enviar... a muitos que não foram consagrados ao ministério pela imposição das mãos.”(51)


“Não é o desígnio do Senhor que se deixe aos pastores a maior parte da obra... Homens que não são chamados ao ministério, devem ser animados a trabalhar pelo Mestre segundo as suas várias aptidões. Centenas de homens e mulheres agora ociosos poderiam... fazer uma grande obra para o Mestre.”(52)


“A disseminação da verdade de Deus não se limita a alguns poucos pastores ordenados. A verdade deve ser difundida por todos os... discípulos de Cristo...”(53) Os pastores podem pregar... mas a menos que os seus membros façam individualmente sua parte como servos de Jesus Cristo, a igreja estará sempre em trevas e sem forças....”(54)



Pergunta: Qual então o ponto de equilibrio? Muitos sentem que a Igreja parece estar com um certo medo de dizer algumas verdades, os leigos não deveriam tomar a dianteira, como conciliar as coisas?


Ellen White:

“Posto que tenhamos uma obra individual, e individual responsabilidade... não devemos seguir o nosso próprio critério independentemente, sem tomar em consideração as opiniões e sentimentos de nossos irmãos; pois tal proceder acarretaria a desordem na igreja. É dever dos pastores respeitarem o discernimento de seus irmãos; mas as suas relações mútuas, assim como as doutrinas que ensinam, deveriam ser submetidas à prova da lei e do testemunho; se... os corações forem dóceis, não haverá divisão entre nós. Alguns se inclinam a ser desordenados, e apartam-se dos grandes marcos da fé...”(55)

“Quando a igreja se possuir deveras do espírito da mensagem, os seus membros porão todas as energias na obra... Alguns que não são pastores ordenados cooperarão com Deus, visitando as igrejas, buscando confirmar o que resta e está a ponto de perecer. Haverá membros leigos que se mudarão,... a fim de que façam brilhar para outros a luz que Deus lhes confiou...”(56)


“...No exército do Príncipe Emanuel. O Nosso General... espera de cada um que se alistou sob o Seu estandarte, serviço fiel e voluntário... Que todos, tanto membros leigos como pastores, tomem parte. Todos os que se alistaram como Seus soldados, devem prestar fiel serviço... com... reconhecimento da responsabilidade que sobre eles repousa individualmente.”(57)


“Pastores, pregai as verdades que levem ao trabalho pessoal... Animai o esforço pessoal em todos os modos possíveis.”(58) “Que os pastores e membros leigos saiam para os campos a amadurecer.”(59)



Declaração do filho de Ellen White:

“...Como Mamãe considerava a experiência da Igreja remanescente... Que Deus não permitiria que esta denominação apostatasse tão completamente que houvesse o aparecimento de outra igreja.”(60)

CITAÇÕES: 1.(EGW, Atos dos Apóstolos pág.13) 2.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 17) 3.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 92) 4.(EGW, Testemunhos Para Ministros, págs. 24-32.) 5.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 89-90) 6.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 165) 7.(EGW, Testemunhos Para Ministros, págs. 24-32.) 8.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 140) 9.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 288) 10.(EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 26) 11.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 408) 12.(EGW, Testimonies, vol. 3, pág. 417) 13.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 165) 14.(EGW, Testimonies, vol. 3, págs. 450 e 451, 1875) 15.(EGW, Manuscrito 21, 17 de novembro 1893) 16.(EGW, Manuscrito 21, 1893. - Publicado na Review and Herald, 8 de novembro de 1956) 17.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pp. 50, 58 e 59) 18.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pág. 34) 19.(EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 63, 68 e 69) 20.(EGW, The Signs of the Times, 13 de novembro de 1901) 21.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 251, 252 e 254) 22.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pág. 47) 23.(EGW, The Signs of the Times, 4 de janeiro de 1883) 24.(EGW, Testemunhos Para Ministros, págs. 45 e 49) 25.(EGW, Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102) 26.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pág. 300) 27.(EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 390) 28.(EGW, Evangelismo, pág. 707) 29.(EGW, Review and Herald, 19 de setembro de 1893) 30.(EGW, Manuscrito 129, 1905 / pp. 387-390) 31.(EGW, Mensagens Escolhidas vol.1 pág. 205) 32.(EGW, Testemunhos Selectos Vol. 3 Pág. 407) 33.(EGW, Mensagens escolhidas Pág. 19) 34.(EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 179) 35.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pp. 41-47) 36.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 60) 37.(EGW, Manuscrito 64, 1898 / Eventos Finais p.175) 38.(EGW, Testimonies, vol. 6, pág. 400) 39.(EGW, Manuscrito 21, 1893 / Este Dia Com Deus P. 170) 40.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pág. 508) 41.(EGW, Testimonies, vol. 7, pág. 190) 42.(EGW, Carta 11a, 1886 / Mensagens escolhidas Vol.III p. 24) 43.(EGW, Carta 104, 1894 / Mensagens escolhidas Vol.III p. 24) 44.(EGW, Carta 104, 1894/ Mensagens escolhidas Vol.III p. 26) 45.(EGW, Atos dos Apóstolos pág. 164) 46.(EGW, Testemunnhos Selectos Vol. 3 p. 406) 47.(EGW, Obreiros Evangélicos, pág. 352) 48.(EGW, Obreiros Evangélicos Pág. 488, 489) 49.(EGW, Testemunhos Para Ministros, pág. 300) 50.(EGW, Evangelismo, pág. 700) 51.(EGW, Atos dos Apóstolos, pág. 110) 52.(EGW, Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 83 e 84) 53.(EGW, Review and Herald, 22 de agosto de 1899 / Serviço Cristão p. 68) 54.(EGW, Testimonies, vol. 4, págs. 285 e 286) 55.(EGW, Testemunhos Para Ministros, págs. 24-32) 56.(EGW, Review and Herald, 29 de setembro de 1891) 57.(EGW, Testimonies, vol. 9, págs. 109-123) 58.(EGW, Testimonies, vol. 9, pág. 124) 59.(EGW, Signs of the Times, da Austrália, 3 de agosto de 1903) 60.(à Sra. Lida Scott. em Carta de W. C. White a E. E. Andross, 23 de maio de 1915, Arquivo de Correspondência do Patrimônio Literário White).

P l a n O r i g i n a l 2 0 0 9